EASA certifica novo design do eixo de engrenagem do helicóptero EC225

23 Abril 2014

EASA certifica novo design do eixo de engrenagem do helicóptero EC225

O eixo vertical de engrenagem cônica da caixa de transmissão principal redesenhado para o EC225 da Airbus Helicopters foi certificado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), permitindo assim a produção em série da peça para todas as aeronaves de asas rotativas deste modelo que já estejam em operação no mundo, bem como para as novas unidades que estão sendo produzidas.

Após a certificação concedida ao EC225, haverá a validação de outras autoridades internacionais de aeronavegabilidade ao longo dos próximos meses. A fabricação do eixo de engrenagem redesenhado está em andamento e poderá ser implementado mundialmente nas aeronaves em serviço e nas que estão em produção a partir do segundo semestre de 2014.

“A Airbus Helicopters tratou como alta prioridade o desenvolvimento deste novo eixo para o EC225 e a certificação da EASA é um marco importante para que nossos clientes voem com uma solução final”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo da engenharia da Airbus Helicopters. O novo projeto elimina todos os três fatores que, em conjunto, causaram duas inesperadas rupturas de eixo vertical no EC225. Ele oferece resistência à corrosão, compensa o stress residual e elimina pontos quentes na peça.

Após dois pousos de emergência do EC225 no Mar do Norte em 2012, e a suspensão das operações de parte da frota destas aeronaves, medidas de precaução e de prevenção foram imediatamente desenvolvidas pela Airbus Helicopters e implementadas com sucesso por parte dos operadores, levando a um retorno completo ao serviço.

Com a mais recente evolução da família Super Puma, mais de 200 EC225 e EC725 foram entregues a 35 clientes, acumulando mais de 350.000 horas de voo. Sob medida para os operadores mais exigentes, o EC225 é um helicóptero de carga de 11 toneladas que integra todas as últimas inovações tecnológicas.

Para obter informações adicionais, visite o Centro de Conhecimento do EC225 pelo site: http://www.EC225news.com.


A Helibras também está nas mídias sociais. Acesse:

www.twitter.com/helibras
www.facebook.com/helibras
www.youtube.com/HelibrasOficial
www.linkedin.com/company/helibras


Sobre a Helibras

A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros e completou, em 2014, 36 anos de atividades. Desde a sua fundação, em 1978, a empresa já entregou mais de 750 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo, fabricado em Itajubá (MG). Em 2012, começou a produzir o modelo EC725 (militar), tendo construído uma nova linha de montagem e ampliado todas as suas instalações para esse novo programa. A Helibras é subsidiária da Airbus Helicopters, que pertence ao Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionadas à defesa. Com participação de 47% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras é líder de mercado e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 850 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, produz e customiza diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Em 2012, a empresa registrou faturamento total de R$ 351,586 milhões. Mais informações: www.helibras.com.br.

Sobre a Airbus Helicopters

A Airbus Helicopters, antes Eurocopter, é uma divisão do Airbus Group, pioneiro mundial nos segmentos aeroespacial e de serviços relacionados à defesa. Empregando mais de 23.000 pessoas no mundo, a Airbus Helicopters é o líder mundial na fabricação de helicópteros com uma participação de 46% nos mercados civil e governamental. A frota da empresa soma cerca de 12.000 helicópteros operados por mais de 3.000 clientes em aproximadamente 150 países. A presença internacional da Airbus Helicopters é marcada por suas subsidiárias, com participação em 21 países, e por sua rede mundial de centros de serviços, treinamento, distribuidores e agentes certificados. A gama de helicópteros civis e militares da Airbus Helicopters é a maior do mundo e compõe um terço da frota global de aeronaves civis e governamentais. A principal prioridade do grupo é garantir a operação segura de suas aeronaves para os milhares de pessoas que voam mais de 3 milhões de horas por ano em seus modelos.